É a especialidade que atua sobre o periodonto – conjunto de estruturas que “envolve”  o dente, responsável pela sua “estabilidade”. Atua no controle e/ou eliminação dos focos de inflamação e infecção, permitindo a reabilitação sobre estruturas saudáveis.

Também atua na área de estética do contorno gengival, promovendo um desenho mais harmonioso do sorriso, através de cirurgia minimamente invasiva de colocação e remoção de tecido gengival em determinadas regiões.

A doença periodontal pode causar perda de dentes. Inicia-se silenciosamente, sem que você perceba. Por isso é tão importante a visita periódica  a um profissional que tenha visão abrangente da saúde bucal e não somente de sinais isoladamente. Ela começa pela presença de alguns fatores, infectando a gengiva superficialmente, e pode se aprofundar, evoluindo para  infecção nas estruturas que circundam o dente, provocando entre outras coisas mau hálito e  “amolecimento do dente”.

A inflamação periodontal pode elevar fatores de risco para doenças do coração e em pessoas diabéticas,  com comprometimento de  imunidade, pode facilitar a incidência de infecções.

O tratamento nos casos mais simples, pode ser apenas uma raspagem , podendo haver indicação de cirurgia na região. Consistem na adoção de procedimentos tanto da parte do profissional, quanto da parte do paciente, no sentido de eliminar e/ou controlar os fatores causadores da doença.

Volte Tratamentos