Hoje em dia, o bruxismo é considerado um distúrbio do sono e consiste no hábito de ranger e/ou apertar os dentes. Pode ocorrer em vigília (quando você está acordado), mas sua maior prevalência é durante o sono.
Sua causa pode ser multifatorial, mas acredita-se que prioritariamente esteja ligado a uma forma de “descarregar” as tensões sob as quais estamos expostos no dia a dia (ansiedade, frustração, estresse).
Os sintomas mais aparentes são:
1- dores de cabeça (em épocas de maior estresse, a pessoa já acorda com aquela “dorzinha” chata pela manhã);
2- dores de ouvido (que na verdade são dores que “repercutem” na região do ouvido, mas não propriamente de causa auditiva);
3- sensação de cansaço muscular na face (devido ao esforço exigido pelas estruturas desenvolvida no apertamento);
4- desgaste e/ou sensibilidade dos dentes;
5- frequentes quebra de dentes e restaurações;
6- eventuais distúrbios na articulação têmporomandibular, que é a responsável pelos movimentos da boca (abertura, fechamento entre outros).
O diagnóstico é feito pelo dentista e quando diagnosticado de forma precoce, pode ser controlado de forma bem eficaz, sem lançar mão de muitos recursos. O uso de uma placa interoclusal de acrílico (relaxante ou estabilizadora) é o primeiro recurso de tratamento, podendo ou não ser associado a outros, dependendo do grau de comprometimento das estruturas.
Valeu a dica? Então Ligue e agende uma avaliação!
(11) 4137 9111
(11) 9 9238 0666 (WhatsApp)
Regina Matuck Odontologia. A nossa experiência faz a diferença! Afinal, são 38 anos acompanhando a evolução da odontologia.