Blog

Hoje em dia, o bruxismo é considerado um distúrbio do sono e consiste no hábito de ranger e/ou apertar os dentes. Pode ocorrer em vigília (quando você está acordado), mas sua maior prevalência é durante o sono.

Sua causa pode ser multifatorial, mas acredita-se que prioritariamente esteja ligado a uma forma de “descarregar” as tensões sob as quais estamos expostos no dia a dia (ansiedade, frustração, estresse).

Os sintomas mais aparentes são:

1- dores de cabeça (em épocas de maior estresse, a pessoa já acorda com aquela “dorzinha” chata pela manhã);

2- dores de ouvido (que na verdade são dores que “repercutem” na região do ouvido, mas não propriamente de causa auditiva);

3- sensação de cansaço muscular na face (devido ao esforço exigido pelas estruturas desenvolvida no apertamento);

4- desgaste e/ou sensibilidade dos dentes;

5- frequentes quebra de dentes e restaurações;

6- eventuais distúrbios na articulação têmporomandibular, que é a responsável pelos movimentos da boca (abertura, fechamento entre outros).

O diagnóstico é feito pelo dentista e quando diagnosticado de forma precoce, pode ser controlado de forma bem eficaz, sem lançar mão de muitos recursos. O uso de uma placa interoclusal de acrílico (relaxante ou estabilizadora)  é o primeiro recurso de tratamento, podendo ou não ser associado a outros, dependendo do grau de comprometimento das estruturas.

Valeu a dica?  Então Ligue e agende uma avaliação!

(11) 9 9238 0666 (WhatsApp)

Regina Matuck Odontologia. A nossa experiência faz a diferença! Afinal, são 38 anos acompanhando a evolução da odontologia.